Afternoon tea
História
Surpreendentemente, a tradição do chá inglês é bastante recente.
O costume de beber chá data de 1660, no reinado de Charles II e foi popularizado pela sua esposa, a rainha de origem portuguesa, Catarina de Bragança. No entanto, só no século XIX é que o conceito de "afternoon tea" apareceu.
O chá da tarde foi introduzido por Ana, a sétima Duquesa de Bedford em 1840. A duquesa ficava com fome por volta das quatro da tarde. A refeição da noite na sua casa era servida, como chique que era, pelas oito da noite, o que deixava um período muito grande entre o almoço e o jantar. Então, a Duquesa pedia um tabuleiro com chá, pão, manteiga e bolo, que seria servido no seu quarto ao fim da tarde. Isto começou a tornar-se um hábito seu e começou a convidar as suas amigas a juntar-se a ela.
Esta pausa para o chá começou a tornar-se um hábito social considerado chique. Assim, durante a década de 1880, a classe alta começou a beber o chá entre as quatro e as cinco da tarde, o chamado "low" ou "afternoon tea"mesmo antes de darem o seu passeio por Hyde Park.
As classes média e baixa tomariam um chá mais substancial e mais tarde, de modo a substituir o jantar ("high tea"). O nome tem que ver com a altura das mesas em que o chá era servido. Este era servido nas mesas de jantar, mais altas.
Informaçãp retirada daqui:
https://www.historic-uk.com/CultureUK/Afternoon-Tea/
https://afternoontea.co.uk/information/history-of-afternoon-tea/
Algumas imagens:


